top of page

Sobre nós

IPERMO – Instituto de Permacultura de Moçambique é pessoa colectiva de direito privado, sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurídica própria e de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, constituída nos termos da Lei em vigor, regendo-se pelos seus estatutos e demais legislação aplicável.

Vinculando a produção de alimentos, água, energia, edifícios, saneamento e educação, para criar sistemas de regeneração para o futuro.

Fundador - Ali Sharif 1953-2017

Há mais de 30 anos, Sharif participou de um curso de design em permacultura ministrado pelo fundador da Permacultura, Bill Mollison, na Ilha Whidbey, em Washington. Quando o curso se aproximava do fim, Mollison perguntou a cada graduado o que eles fariam com os novos conhecimentos que haviam aprendido – e a resposta de Sharif foi dedicar sua vida à prática.

Mollison dirigiu-o para a América do Sul, onde Sharif passou os 27 anos seguintes. Na Amazônia, Sharif desenvolveu vários sítios de Permacultura, trabalhando com os variados ecossistemas encontrados em todo o Brasil. Ele fundou a Permacultura America Latina durante seu tempo lá, que eventualmente se tornou uma das primeiras organizações de Permacultura a introduzir o conceito para fundações e filantropos nos EUA.

Com florestas de alimentos, técnicas de colheita/tratamento de água e variados sistemas de produção animal estabelecidos na Amazônia, Mollison encorajou Sharif a continuar seu trabalho na África em 2010. Nos seis anos seguintes, Sharif trabalhou no sul de Moçambique, onde a Permacultura ainda não tinha sido introduzida.

Ele começou a trabalhar como consultor técnico comunitário para abordar as muitas vulnerabilidades enfrentadas pelas aldeias locais, uma vez que os interesses económicos ameaçam os seus recursos naturais – principalmente o tráfico de crianças. Ele também organizou vários cursos de Permacultura para oferecer serviços práticos e conhecimento técnico a essas comunidades rurais antes de criar o Instituto de Permacultura de Moçambique (IPERMO) para expandir sua prática de Permacultura. 
 

fotolia_42544342_m.jpg

Nossa história

Fundada em 2011 por Ali Sharif e um grupo de moçambicanos com o objectivo de introduzir a ciência da Permacultura em Moçambique

Oficialmente registrado aos 11 de Novembro de 2011 conforme a Lei Moçambicana de Associações

A Rede CAME foi a base institucional para o estabelecimento e desenvolvimento do IPERMO

Visão

Comunidades Moçambicanas capazes de liderar processos de desenvolvimento local sustentável, adoptar tecnologias inovadoras, promover diálogos e parcerias com o governo, sociedade civil e sector privado e promover mecanismos participativos de tomada de

decisões, reforçando em particular o papel das mulheres, jovens e crianças, rumo à erradicação da pobreza.

Missão

Gerar, gerir e transferir conhecimentos e novas tecnologias, especialmente no domínio da permacultura, visando fortalecer as capacidades das comunidades desfavorecidas, com o objetivo de vencer a pobreza e promover a justiça social em Moçambique.

Valores_edited.jpg
IMG_1119_edited.jpg

Valores

  • Honestidade

  • Transparência

  • Credibilidade

  • Gestão participativa

  • Boa educação

  • Sentido de propriedade da organização

Equipe de gestão do IPERMO

WhatsApp Image 2023-06-11 at 20.38.54.jpeg

Carlos Fumo

Director executivo

WhatsApp Image 2023-06-11 at 20.38.55.jpeg

Cláudia Crixúlia

Coordenadora de projectos

WhatsApp Image 2023-06-11 at 20.38.57.jpeg

Nazário Sambo

Gestor finaceiro e administrativo

WhatsApp Image 2023-06-11 at 20.38.57 (1).jpeg

Sônia Tembe

Gestora de RH e logística

Colaboradores

IMG_2581.JPG

O IPERMO conta actualmente com 16 colaboradores:

Abílio Carlos Mucavele, Carlota Carlos, Fátima Marta, Nazário Temóteo Sambo, Ana Rafael Machava, Albertina Atalia Matola, Júlia Agostinho Machava, Francisco Pedro Ernesto, Carlos Alfredo Fumo, Sônia Jorge Tembe, Arlindo Tembe, Cláudia Crixúlia Mariquele, Atália Julius Chirendze, Horácio Mário Muianga, Carmona Paiva, Lúcia Mavie. 
 

bottom of page