Sobre nós
IPERMO – Instituto de Permacultura de Moçambique é pessoa colectiva de direito privado, sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurídica própria e de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, constituída nos termos da Lei em vigor, regendo-se pelos seus estatutos e demais legislação aplicável.
Vinculando a produção de alimentos, água, energia, edifícios, saneamento e educação, para criar sistemas de regeneração para o futuro.
Fundador - Ali Sharif 1953-2017
Há mais de 30 anos, Sharif participou de um curso de design em permacultura ministrado pelo fundador da Permacultura, Bill Mollison, na Ilha Whidbey, em Washington. Quando o curso se aproximava do fim, Mollison perguntou a cada graduado o que eles fariam com os novos conhecimentos que haviam aprendido – e a resposta de Sharif foi dedicar sua vida à prática.
Mollison dirigiu-o para a América do Sul, onde Sharif passou os 27 anos seguintes. Na Amazônia, Sharif desenvolveu vários sítios de Permacultura, trabalhando com os variados ecossistemas encontrados em todo o Brasil. Ele fundou a Permacultura America Latina durante seu tempo lá, que eventualmente se tornou uma das primeiras organizações de Permacultura a introduzir o conceito para fundações e filantropos nos EUA.
Com florestas de alimentos, técnicas de colheita/tratamento de água e variados sistemas de produção animal estabelecidos na Amazônia, Mollison encorajou Sharif a continuar seu trabalho na África em 2010. Nos seis anos seguintes, Sharif trabalhou no sul de Moçambique, onde a Permacultura ainda não tinha sido introduzida.
Ele começou a trabalhar como consultor técnico comunitário para abordar as muitas vulnerabilidades enfrentadas pelas aldeias locais, uma vez que os interesses económicos ameaçam os seus recursos naturais – principalmente o tráfico de crianças. Ele também organizou vários cursos de Permacultura para oferecer serviços práticos e conhecimento técnico a essas comunidades rurais antes de criar o Instituto de Permacultura de Moçambique (IPERMO) para expandir sua prática de Permacultura.
Visão
Comunidades Moçambicanas capazes de liderar processos de desenvolvimento local sustentável, adoptar tecnologias inovadoras, promover diálogos e parcerias com o governo, sociedade civil e sector privado e promover mecanismos participativos de tomada de
decisões, reforçando em particular o papel das mulheres, jovens e crianças, rumo à erradicação da pobreza.
Missão
Gerar, gerir e transferir conhecimentos e novas tecnologias, especialmente no domínio da permacultura, visando fortalecer as capacidades das comunidades desfavorecidas, com o objetivo de vencer a pobreza e promover a justiça social em Moçambique.


Valores
-
Honestidade
-
Transparência
-
Credibilidade
-
Gestão participativa
-
Boa educação
-
Sentido de propriedade da organização
Colaboradores

O IPERMO conta actualmente com 16 colaboradores:
Abílio Carlos Mucavele, Carlota Carlos, Fátima Marta, Nazário Temóteo Sambo, Ana Rafael Machava, Albertina Atalia Matola, Júlia Agostinho Machava, Francisco Pedro Ernesto, Carlos Alfredo Fumo, Sônia Jorge Tembe, Arlindo Tembe, Cláudia Crixúlia Mariquele, Atália Julius Chirendze, Horácio Mário Muianga, Carmona Paiva, Lúcia Mavie.